Cosmópolis já teve um time no Paulistão

fdh
Você pode não saber, mas há bons anos atrás a cidade de Cosmópolis já foi representada no futebol paulista profissional, um feito que muitas das cidades que nos circundam ainda não conseguiram (Paulinia, Artur Nogueira e Holambra, por exemplo, nunca tiveram um clube que disputasse torneios importantes e profissionais).
E se você já está imaginando que o nome deste time é Cosmopolitano Futebol Clube, você se enganou redondamente!

Em 1978, disputando a 5ª divisão do Campeonato Paulista de futebol, estreou o União Funilense de Esportes! Sim, o time da Usina Ester!
gg
Mas vamos do início. Até 1933, havia 3 clubes que se enfrentavam amistosamente na Usina Ester, industria localizada no município de Cosmópolis.
Naquele ano, por consenso, decidiu-se pela fusão das agremiações, formando a Associação Desportiva e Musical Usina Ester, que disputava os torneios da Zona Funilense, nome que vinha da vocação industrial da região. É por isso que a equipe acabou mudando de nome para União Funilense De Esportes.
O clube foi fundado oficialmente em 01/11/1933, e teve 10 participações no Campeonato Paulista: Em 1978 e 1979, disputou a 5ª divisão. De 1980 até 1987, disputou a 3ª divisão.

A equipe sempre teve desempenhos medianos e, somente em 1982, o time fez uma campanha memorável. Naquele ano, a Funilense foi vice-campeã da competição, chegando no quadrangular final junto com Barra Bonita (que foi a Campeã), José Bonifácio e Palmeirinha. O time não conquistou o acesso para a Segunda Divisão (atual A2) pois somente o campeão tinha esse direito.
Durante esses anos de profissionalismo, a Funilense disputou um total de 240 partidas. Somou 94 vitórias, 66 empates e 80 derrotas. O time anotou 335 gols e sofreu 289, tendo um saldo de gols positivo de 46 gols.

A maior goleada feita pelo time foi no dia 2 de agosto de 1981, quando venceu o EC Corintians de Casa Branca por 7 a 0, fora de casa. Já a maior derrota aconteceu em 4 de junho de 1978, um revés de 7 a 2, também fora de casa, contra o União Possense F.C.

Atualmente, o time é licenciado junto à Federação Paulista de Futebol, mas disputa apenas partidas amadoras.
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.