Sessão HUPEpoca! Especial Oscar 2012 - Conheça os indicados a Melhor Diretor!

Olá, querido leitor!

Chegamos ao 3º post da nossa série Especial Oscar 2012!


Hoje falaremos sobre os indicados a melhor diretor.
Ao todo, são 5 os indicados para ganhar a estatueta na noite do dia 26: Woody Allen, por Meia Noite em Paris (que você já viu aqui no Blog Hupe); Alexander Payne, por Os Descendentes; Michel Hazanivicous, por O Artista; Terrence Malick, por A Árvore da Vida (que você também já viu aqui no Blog Hupe) e Martin Scorcese, por A Invenção de Hugo Cabret;

Conheça melhor os indicados:


Woody Allen

Ao longo dos seus 76 anos, Allan Stewart Königsberg, ou como você conhece, Woody Allen, é um homem de muitas facetas. Esse cineasta, roteirista, escritor, ator e músico nova-iorquino, estreou no cinema em 1965, onde escreveu e estrelou o filme O Que Que Há, Gatinha?, indicado ao Oscar de melhor canção original naquele ano. Dá pra ver que desde sempre ele tem bom tato para escolher as obras das quais irá participar.
Assim, Allen estreou como diretor em 69, quando dirigiu o filme Um Assaltante Bem Trapalhão. E de lá para cá, são mais de 30 filmes, entre eles os sucessos Annie Hall, Manhattan, Match Point e Vicky Cristina Barcelona. Após ganhar 22 Oscar, 3 Globo de Ouro, 8 BAFTA, além de prêmios no Festival de Cannes e Festival de Veneza, é indicado ao Oscar 2012 pela direção no filme Meia-Noite em Paris, que concorre também a Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.


Alexander Payne


Esse cineasta, produtor e roteirista americano tem 60 anos, tem apenas 8 obras em sua filmografia. Mas não pense que isso não lhe rendeu prêmios e indicações! Já foi indicado por 2 vezes e ganhou 1 Oscar por Melhor Roteiro Original para Sideways – Entre Umas e Outras. Também já foi indicado 5 vezes para o Globo de Ouro, levando o prêmio por Melhor Roteiro para As Confissões de Schmidt. Além desses filmes, o diretor tem em sua lista nomes como Paris, Eu Te Amo, Eleição e agora é indicado a mais um Oscar por Os Descendentes. O filme está sendo indicado para 5 categorias.


Michel Hazanavicius

Diretor, escritor e roteirista francês, Michel Hazanavicius tem apenas 44 anos e iniciou seus trabalhos em 88, ao dirigir comerciais para televisão. Em 93 dirigiu o seu primeiro longa-metragem e desde então são 13 obras em sua filmografia. Conhecido pelos filmes de espionagem OSS 117 Cairo – Nest of Spies e sua seqüência, OSS 117 – Lost In Rio, coleciona muitos prêmios como BAFTA, AACTA, além de inúmeras outras indicações. Para o Oscar 2012, vem com o filme O Artista, quebrando as barreiras de Hollywood, já que é uma filme mudo em preto-e-branco. Em alguns países, foram colocados avisos nos cinemas, após muitas pessoas saírem das sessões logo em seguida do início do filme. Embora uma parte do público não consiga consumir um filme mudo e preto-e-branco, O Artista é vice-líder no número de indicações, com 10 ao todo.


Terrence Malick

Este queridinho da crítica é um dos mais reservados diretores de Hollywood. Raramente dá entrevistas ou comparece às cerimônias de entregas dos prêmios. Tem 68 anos e iniciou sua carreira em 69. Tem 6 obras em sua filmografia, entre elas O Novo Mundo, Além Da Linha Vermelha e Cinzas No Paraíso. Coleciona 2 prêmios no Festival de Cannes (incluindo uma Palma de Ouro pelo filme Árvore da Vida, pelo qual é indicado ao Oscar 2012), um Urso de Ouro no Festival de Berlim, além de muitas outras indicações a prêmios importantes. Além de concorrer ao Oscar por Melhor Diretor em Árvore da Vida, o filme concorre também à categoria de Melhor Fotografia e Melhor Filme.


Martin Scorsese

Aos 69 anos, esse diretor é considerado por muitos nomes da crítica como “o maior diretor americano vivo”. Apesar desse título, Martin Scorsese ganhou o seu primeiro e único Oscar apenas em 2007 pelo filme Os Infiltrados. Embora subjulgado pela Academia, esse diretor, produtor, roteirista e ator norte-americano coleciona muitos outros prêmios importantíssimos pelos seus notáveis trabalhos, como Taxi Driver, Os Bons Companheiros, O Aviador, entre outros. Quanto ao Oscar 2012, Martin Scorsese participa como responsável pelo filme A Invenção de Hugo Cabret, que é o campeão de indicações, concorrendo em 11 categorias, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme.




Esses são os indicados a Melhor Diretor para a 84ª edição da Academy Awards!
Agora que você os conhece, já pode perceber as suas influências nos filmes que assistiu e notar o que fará a diferença para que um deles leve a estatueta para casa!

Fique ligado no Hupe!
No próximo post você verá o perfil das atrizes indicadas às categorias de Atriz Principal e Coadjuvante.

Até lá!

Saudações Hupe!
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.