Sessão HUPEpoca! Filme: A Árvore da Vida

Olá, leitor do Hupe!

Estou aqui mais uma vez para trazer para você uma dica de filme!

Hoje vou falar sobre um filme recente, chamado A Árvore da Vida. 
É um daqueles filmes que precisam ser digeridos, tamanha a imensidão da sua narrativa. Trata-se de uma história que remexe nas questões sobre família e seus inúmeros conflitos, as dúvidas da juventude, a existência de Deus e a influência do passado no futuro das nossas vidas.



Basicamente, é a história de uma família dos anos 50 - pai, mãe e três filhos - e seus questionamentos sobre vida, Deus e morte. A história é vista ora pelos olhos dos pais, ora pelo ponto de vista do filho Jack, que vive em um conflito interno entre a ternura demasiada da mãe e a austeridade excessiva do pai.

Dizendo assim, parece que temos uma história basicamente simples. O que a diferencia de todas as outras histórias já contadas, é a forma como o diretor Terrence Malick a fez. O filme conta com poucos diálogos e a maior parte das frases são pensamentos mais íntimos dos três personagens principais, onde revelam os seus questionamentos, angústias e certezas. Como personagem à parte, temos uma fotografia impecável, primorosa, que faz com que praticamente possamos sentir as texturas, os cheiros e o calor do sol sempre presente. Com imagens tão belíssimas - que mostram desde o Big Bang, a criação da vida no universo, o retrato de um Estados Unidos da década de 50, até os arranha-céus dos dias de hoje - não é necessário muito falatório. O telespectador consegue vislumbrar tudo o que o diretor quis dizer através das imagens inesquecíveis.

Também é necessário apontar as atuações, que são estonteantes. O pequeno Jack cumpre com perfeição o papel que depois é deixado para Sean Penn, com toda a sua maestria. Pitt é a própria encarnação do self-made-man dos anos 50 e Jessica Chastain exala delicadeza, na forma como somente uma mãe omissa, porém amorosa, poderia fazer.


Como eu disse antes, é um filme diferente e único, fora dos padrões e que merece ser visto. Não é à toa que ganhou o prêmio como Melhor Filme no Festival de Cannes em 2011.


Aqui segue o trailler!





Ficha Técnica



Diretor: Terrence Malick
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Fiona Shaw, Jessica Chastain, Kari Matchett, Dalip Singh, Joanna Going, Jackson Hurst, Brenna Roth, Jennifer Sipes, Crystal Mantecon, Lisa Marie Newmyer
Produção: Dede Gardner, Sarah Green, Grant Hill, Brad Pitt, Bill Pohlad
Roteiro: Terrence Malick
Fotografia: Emmanuel Lubezki
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 138 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama
Distribuidora: Imagem Filmes




Espero que você tenha gostado de mais essa dica!


Saudações Hupe!!
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.