Guilherme de Sá: De Cosmópolis e Artur Nogueira ao sucesso nacional e internacional

Impressões do Tempo

Por Alex Coimbra

Volta e meia eu me pego pensando numa coisa: por que a maioria das pessoas de Cosmópolis não sabem sobre Guilherme de Sá? Você é uma das pessoas que não sabem? Se você for uma delas, sugiro que siga comigo até o final deste artigo. Se você sabe quem ele é, continue lendo e descubra curiosidades sobre esse importante artista brasileiro.
Pra quem não sabe, nascido na Santa Casa de Limeira - SP, no dia 10 de dezembro de 1980, Guilherme de Sá é vocalista da banda Rosa de Saron. Tá, mas quem é o Rosa de Saron? A banda ficou conhecida pelo seu hit “Sem Você”, depois que lançou seu 1º DVD (“acústico e ao vivo”) pela Som Livre, e teve a veiculação massiva em rádios de todo o país, tendo ficado por um bom tempo entre as 50 músicas mais executadas de todo o Brasil.
Rosa de Saron–Sem Você (DVD acústico e ao vivo–CODIMUC/Som Livre)

E pra quem pensa que o Rosa de Saron é uma banda de uma música só, se enganda redondamente. A banda completará em 2012 seu 24º aniversário, sendo que Guilherme é o segundo vocalista (entrou na banda em 2001 – Antes dele, o vocalista era Marcelo Machado, o Tchelão, atual vocalista da banda The Flanders). Os caras do Rosa de Saron já foram indicados ao Grammy Latino 2 vezes – em 2010 e 2011, e também ao Prêmio de Música Digital 2010. A banda já tem 2 DVD’s gravados, ambos distribuídos pela Som Livre, e Guilherme, além de vocalista, é o produtor musical da banda.
E onde Cosmópolis e Artur Nogueira entram nessa história? Vou explicar. Guilherme nasceu em Limeira, mas passou a primeira fase de sua infância na cidade de Artur Nogueira, morando com sua mãe e seus avós. No começo da pré-adolescêcia, a mãe de Guilherme, que era separada, mudou-se para Cosmópolis para viver o seu segundo casamento. Guilherme passou alguns anos morando em Cosmópolis, onde ele viveu maus momentos. A começar, ele se dava muito mal com o padrasto, que batia nele, e o humilhava. Além disso, Guilherme nunca foi dos mais queridos na escola. Só conseguia fazer amizades com as crianças mais novas, pois os que tinham a sua idade o ridicularizavam. Paralelamente a estes fatos, Guilherme tinha uma conturbada relação com o seu pai. Vez ou outra eles se viam, e Guilherme o admirava muito. Mas a relação deles era ruim. Hoje em dia Guilherme desistiu de tentar se relacionar com o seu pai, dado o fato que o pai nunca quis assumí-lo como filho (tanto que no nome de registro, Guilherme leva apenas o sobrenome da mãe – Iza de Sá). Chegou um momento em que a situação era insustentável e Guilherme decidiu voltar a morar com seus avós em Artur Nogueira. E lá Guilherme viu sua situação começar a mudar. Como o garoto havia aprendido a tocar violão, e já mostrava que tinha dotes para cantor, conseguiu algum respeito de seus amigos, e tentou montar algumas bandas. Ele tocava num grupo de oração da cidade. A coordenadora deste grupo, a Dona Darci, sabendo dos dotes de Guilherme, resolveu estimulá-lo a se candidatar ao posto de novo vocalista da banda de seu sobrinho Eduardo Faro (guitarrista do Rosa de Saron). Guilherme se animou e gravou uma fita, para enviar à banda, a fim de se tornar o novo vocalista (em 2000 Marcelo Machado saiu do Rosa de Saron, para formar o The Flanders, deixando vago o posto de vocalista da banda). À princípio Guilherme achou que a sua gravação tinha ficado péssima, e ele guardou a fita numa gaveta, determinado a não entregá-la ao Rosa de Saron. Porém, o destino tratou de mudar as coisas, e num belo dia, Darci (tia do Eduardo, guitarrista do Rosa de Saron) perguntou à avó do Guilherme se ela sabia dessa fita. Ela disse que iria verificar. E ao revirar uma gaveta do quarto do neto, encontrou a fita e a entregou à Darci. 1 mês depois Guilherme recebeu um telefonema que iria mudar de vez a sua vida. Era Eduardo Faro o convidando para uma audição. A audição culminou com a escolha de Guilherme para o posto de novo vocalista do Rosa de Saron. Hoje em dia ele é reconhecido nacional e internacionalmente, e aclamado por muitos como sendo o melhor cantor de rock do país. Em 2008, Guilherme fez uma participação no filme "A Travessia da Serra que Chora". Em 2010 Guilherme se casou com Pamela Gallo e mora com sua esposa na cidade de Campinas, onde os demais integrantes da banda também residem.

O sucesso é tanto que em 2011 a banda foi convidada para tocar para o Papa Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Madrid, na Espanha. Na oportunidade, a banda Rosa de Saron lançou um EP especial com regravações de alguns de seus sucessos nos idiomas espanhol e inglês.

“Memories”, versão em inglês da música “Lembranças”

Atualmente Guilherme está  trabalhando junto com a banda na produção de um novo álbum, que deve chegar às lojas ainda no 1º semestre de 2012. O último trabalho da banda foi o DVD Horizonte VIVO Distante, de 2009.

Menos de Um Segundo–Rosa de Saron (DVD Horizonte VIVO Distante)
A banda Rosa de Saron, do vocalista Guilherme de Sá, já participou de muitos importantes programas da TV brasileira, entre eles, Programa do Jô, TV Xuxa, Programa Raul Gil, Programa Mulheres e Programa Todo Seu.
Para conhecer ainda melhor a história deste exímio artista da nossa região, assista aos vídeos abaixo, onde o próprio Guilherme conta trechos da sua vida, inclusive citando nominalmente Cosmópolis, Artur Nogueira e outros detalhes. Dentre suas histórias, ele fala sobre o quanto sua mãe sofreu e foi guerreira e perseverante para que ele hoje pudesse se tornar um dos mais aclamados cantores do Brasil.

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

Bônus

Durante o período em que Guilherme é vocalista da banda Rosa de Saron, ele já sofreu grandes mudanças visuais, sempre inspirado, segundo ele mesmo costuma dizer, em artistas internacionais de rock. Veja no vídeo abaixo toda a transformação de Guilherme, desde 2001 quando assumiu os vocais do Rosa de Saron, até os dias de hoje.
De 2001 a 2011, 10 anos de transformação visual de Guilherme de Sá
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.