Em 2012, seja um voluntário!

Para finalizar as minhas as minhas dicas do que fazer em 2012 convidei uma pessoa muito especial pra falar um pouco mais sobre o trabalho voluntário. O mês de janeiro já está quase acabando e se você ainda não terminou a sua listinhas de "metas do ano novo", confira este depoimento e pense com carinho em se tornar um voluntário este ano:




Meu nome é Lizandra e sou voluntária do Centro Boldrini desde 2005. Tomei conhecimento sobre o trabalho deste hospital através de uma amiga que me contou sobre os procedimentos realizados lá e sobre como eles precisavam de ajuda, já que o Boldrini é um hospital filantrópico, onde grande parte da verba que o mantém advém de doações da comunidade e de parceria com grandes empresas.

Até hoje me perguntam por que resolvi ser voluntária e minha resposta é sempre a mesma: não sei exatamente!


Sabe quando você sente que precisa fazer alguma coisa pelas pessoas que passam por dificuldades, mas não consegue explicar em palavras o motivo para aquilo? Pois bem, é assim que me sinto. Cada vez que entro naquele lugar sinto muita alegria, apesar de saber que a situação dos pacientes que passam por lá não é nada agradável, ainda assim, sei que o meu trabalho agregado ao trabalho dos demais voluntários, médicos, enfermeiros, psicólogos e pedagogos torna todo esse momento de internação menos traumático. Além disso, ver o sorriso de uma criança ou o rosto mais tranqüilo de um pai ou mãe que você conseguiu tranqüilizar é algo inexplicável. 

A área em que trabalho chama-se “Força Jovem”. Este grupo é destinado a acolher jovens entre 14 e 17 que desejam ajudar ao próximo. Nossa principal função é arrecadar para o hospital aquilo que está faltando-lhe: roupas, material escolar, produtos de higiene, brinquedos, entre outros. Durante as férias nosso grupo é deslocado para a Brinquedoteca que funciona bem no centro do Hospital, lá podemos ter contato com os pacientes, brincar, conversar e levar muita alegria, atenção e carinho para as crianças e jovens que estão no tratamento do câncer ou de doenças sanguíneas.

       
O voluntariado é dividido em diversas áreas, cada uma com sua função específica. Para aqueles que gostam de estar em contato com os pacientes existe os voluntários que atuam na brinquedoteca, na internação. Existem os contadores de história, os que organizam sessões pipoca. Para aqueles que preferem ajudar, mas não entrar em contato com os pacientes existe a Turma do artesanato e costura, a turma da triagem de doações e muitas outras.

Para aqueles que gostariam de ajudar este Centro Oncológico que é referência mundial no tratamento do câncer, existem várias formas. Você pode ser um Amigo do Boldrini e fazer doações em espécie mensalmente, ajudando a manter o hospital; pode fazer doações de produtos e objetos, ajudando as famílias e os pacientes a se manterem durante o tratamento; pode doar sangue e medula óssea, ajudando na cura de vários pacientes; ou então pode ser voluntário e doar seu tempo e sua atenção!

Para ser Amigo do Boldrini, para doar sangue e medula ou para tornar-se um voluntário, acesso o site (www.boldrini.org.br) e obtenha mais detalhes. Para doações de produtos e objetos, deixo aqui o meu e-mail (lizanallin@hotmail.com) para entrarem em contato, coloco-me à disposição para esclarecer possíveis dúvidas e curiosidades.

“O choro das pessoas é meu tendão de aquiles. Faço qualquer negócio para evitar uma lágrima.” 
Dra. Silvia Brandalise (Diretora e grande fundadora do Centro Bodrini.)

Fonte: Site do Boldrini

Fonte: Site do Boldrini


Posts relacionados:
Em 2012, seja doador! Saiba como ser um doador de Médula Óssea

--

Agradeço a Lizandra Nallin por esta belíssima contribuição.
 E claro, Li, parabéns pelo trabalho. Saiba que conhecer você é uma inspiração para todos nós! =)
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.