Header Ads

APRENDIZADO E OPORTUNIDADE: Você conhece o Linked in?



Na semana passada, inauguramos uma nova coluna aqui no Hupe a coluna de "Aprendizado e Oportunidades" e comentei um pouquinho sobre o Emprega Campinas, um grupo de e-mail que tornou-se popular por compartilhar  oportunidades de empregos (veja a matéria aqui).

Hoje, vamos dar mais uma dica de onde buscar por boas oportunidades no mundo on line. 

É claro que você conhece diversas redes sociais: Twitter, Facebook, Myspace...Mas, você sabia que existe uma rede social exclusiva para contatos profissionais? Sim: o Linkedin.
O Linkedin nada mais é que uma rede social destinada especificamente para contatos profissionais. Ele nasceu com a ideia de criar um espaço para o encontro de parceiros, debates, e claro, uma oportunidade de buscar empregos e compartilhar oportunidades.

O Linkedin surgiu em 2003 e este ano tornou-se a maior rede profissional do mundo na Internet, com mais de 150 milhões de usuários.

São cerca de 2 usuários se cadastrando por segundo. O Linkedin conta com a gestão de profissionais experientes no mundo on line, como executivos do Yahoo! e do Google. E está disponível em cerca de 16 idiomas.

Diferente das outras redes sociais o seu cadastro no Linkedin tem o foco o seu
currículo profissional com seu histórico acadêmico e profissional. Além disso, a rede importa os seus contatos existentes em sua lista de e-mail e aqueles que fizeram parte de seu histórico.
Além de poder procurar empregos e monitoras as visitas do seu perfil, você pode compartilhar experiências através dos grupos e conhecer pessoas que possam contribuir com o seu desenvolvimento.

O legal do Linkedin é que sua privacidade é mantida. O site não recomenda que você adicione estranhos ou adicione convites com pessoas não qual não tem uma relação confiável.

Você não sai por ai adicionando qualquer um. E não é fácil mesmo adicionar um usuário que possa ser importante na sua rede de contatos. Por exemplo, se você achou um perfil através do sistema de buscas ele vai averiguar se você realmente conhece a pessoa, indagando da onde você conhece o mesmo e dependendo da opção escolhida ele vai pedir que você diga o e-mail do seu contato. 

Você não recebe spam ou mensagens indevidas. O "e-mail" só é liberado para as suas conexões diretas. Para suas conexões de segundo e terceiro nível (o site nomeia desta forma "amigos de seus amigos" e "amigos dos amigos de seu contato.") é preciso que o seu contato primário faça uma apresentação enfatizando que você é um contato seguro.

O que está esperando?  Visite o site, conheça mais sobre esta rede social e cadastre-se!



Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.