Bem-estar: Saiba como aumentar sua auto-estima

O tema auto-estima é muito popularizado em livros de auto-ajuda e pelo senso comum. Apesar de constantemente utilizada à palavra acaba sendo pouco compreendida pela maioria das pessoas, assim, como a importância de cuidar bem dela.


A auto-estima nada mais é do que uma avaliação que a pessoa faz de si mesma e de suas experiências, atribuindo um valor a ela. São elementos básicos da auto-estima: confiar na sua capacidade, acreditar no seu potencial, e respeito a si mesmo. Em síntese a autoestima é a soma da opinião e o sentimento que cada pessoa por si própria.
 

Pode parecer simples, mas manter uma boa auto-estima é fundamental para o ser humano viver bem. Afinal ela que irá determina o convívio em grupo e as ações do individuo em determinadas situações.Com a autoestima elevada o ser humano fica mais à vontade em oferecer e receber elogios, bem como expressões de afeto. A insegurança assim como a necessidade de aprovação diminuem. O aumento da confiança e a satisfação pessoal geraram melhor desempenho profissional, relações saudáveis e paz interior.

Construção da autoestima
A autoestima começa a ser definida quando ainda na infância e as crianças tomam como base a maneira como são tratas por pessoas ao seu redor: pais, amigos, professores. Somado a estes valores atribuídos por estes grupos a criança vai somando experiências de sucesso e fracasso. E assim, a formação da personalidade é alimentada por este fator.

As crianças que sofrem constantemente com rejeição, punições podem desenvolver baixa auto-estima e podem se tornar submissas ou as vezes agressivas. O mesmo ocorre com adultos.Entretanto, a autoestima pode ser aperfeiçoada ao longo da vida e para isso seguem algumas dicas:

1.Não se faça de vítima
O primeiro passo é fazer uma avaliação do próprio comportamento e de suas convicções: o problema existe? Vamos para a solução.  Descarte tudo aquilo que traz desequilíbrio. A tarefa não é fácil, é preciso modificar e romper comportamentos, portanto o trabalho deve ser continuo.

2. Aproveite as coisas simples da vida. Faça o que você gosta!Pode ser coisas simples como dançar, ler, escrever, descansar, ouvir música, praticar exercícios, sair com os amigos. Pode ser difícil começar, mas é preciso dar o 1º passo. Tire  30 minutos – 1 hora do dia para cuidar de você.

Segue minha dica de livro aqui:
Um minuto para mim. (Jhonson, Spencer - Record, 2004)


3.Defina o seu caminho – Qual o objetivo da sua vida?Liste o que você deseja e trace o caminho para alcançar suas metas. E mantenha o foco no pensamento positivo. Sempre em uma escolha você tem 50% de chances dela estar certa e 50% dela estar errada? Porque focar na metade negativa?



4. Celebre sua conquista
Você fez algo diferente? Alcançou um dos seus objetivos? Comemore! Afinal, depois da batalha tem que ter a comemoração.

5. Não se compareSe todos gostassem do verde o que seria do azul, do amarelo?
Além disso, os objetivos, metas e potenciais variam de acordo com cada pessoa.

6.Lembre-se do mundo
A energia positiva deve existir em você e ao seu redor.
Se você ver seu “mundo’ de forma pessimista isso vai interferir na sua visão.

7.Deixe de lado elementos negativos: a carência,  frustação, insegurança, a raiva, as perdas e dependências.E nunca deixe que os outros te coloquem para baixo.

     "'Cause we are beautiful no matter what they say"- Christina Aguilera
Essa música é velha, mas diz tudo! 



“Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti.”
 

Sir Thomas Browne 


Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.