A ciência explica? Por que metade da população mundial acredita ver vultos e ouvir vozes durante a noite?

 

Finalmente as férias chegaram ao fim, e nosso querido Blog Hupe está de volta. Então, para começar o ano com tudo, escolhi um assunto que vai deixar muita gente de cabelo em pé.
Você certamente já ouviu algum amigo dizer que viu alguma assombração à noite, no quarto. Ou pior, talvez você já tenha vivenciado isso. Confesso que eu nunca passei esta experiência, mas já ouvi relatos de alguns colegas que me deixaram aterrorizado. Desde pessoas estranhas à demônios no teto do quarto, abduções alienígenas, fumaças em forma de vultos, animais, monstros… eu não quero vivenciar isto nunca! Mas se você já viveu este fenômeno em algum momento, e vive contando pros seus amigos que teve uma experiência sobrenatural, escolha entre as duas opções abaixo:
a) Saia desta matéria e continue contando seu mito para todo mundo;
b) Continue lendo e veja sua história super incrível e assustadora deixar de ser sobrenatural, e ser explicada facilmente pela ciência.

Pois é… se você não desistiu de ler este artigo, saiba que o nome deste acontecimento é PARALISIA DO SONO. Mas o que é a Paralisia do sono?

sono-5

Vou explicar!

Grande parte da população mundial passou ou irá passar, pelo menos uma vez na vida por esta experiência traumatizante, porém poucas irão entender o motivo deste acontecimento.
Quando estamos dormindo, nosso sono passa por diversos estágios. Um destes estágios chama-se R.E.M., sigla em inglês para “Movimento Rápido Dos Olhos”. A maioria dos nossos sonhos acontecem justamente neste estágio, que costuma ser perto da manhã. Quando estamos na fase R.E.M., o cérebro desativa todos os músculos voluntários, para que você não comece a, por exemplo, correr na vida real, quando sonhar que está em uma maratona. Porém, em alguns casos, as características do sono R.E.M. se mesclam com a vigília, ou seja, você abre os olhos, recupera a consciência, mas todos os seus músculos continuam paralisados e o cérebro continua fabricando sonhos.

Paralisia do Sono 6

Isso significa que você, sem poder se mover, começa a enxergar a realidade misturada com a fantasia. Neste momento ocorrem diversos delírios e alucinações. Quase sempre fica uma sensação de que há uma presença maligna dentro quarto, observando você, enquanto outra criatura pressiona o seu peito, o sufocando. Esta sensação, de puro terror, pode levar de segundos até 15 minutos.

Mas se estamos apenas vizualizando nossos sonhos, por que a sensação é tão assustadora? O motivo é que quando nós temos a consciência de não podermos nos mover, o corpo assume o estado de hipervigilância, onde qualquer sensação de perigo torna-se superestimada. Com medo, passamos a respirar mais rápido, e como não temos o controle voluntário sobre o nosso diafragma, não conseguimos capturar todo o ar que  queremos. Por isso existe a sensação de sufocamento. E com isso, a sensação de terror aumenta.

slep1

Em todo o mundo, este fenômeno é interpretado de acordo com a cultura local. Na Ásia, é comum ver a imagem de um fantasma sentado sobre o peito da pessoa. Na África, uma bruxa. Na Europa, são espíritos e demônios variados. Mas em todos os lugares, a Paralisia do Sono sempre está associada ao peso que é exercido sobre a nossa respiração. É daí que surge a palavra “pesadelo”.

A comunidade científica acredita que é deste fenômeno que surgem muitos dos relatos de viagem astral, possessão demoniaca e abdução alienígena.

Portanto, se você já passou por isso, saiba que não foi nenhum acontecimento sobrenatural. Foi apenas o seu cérebro te trollando.

Bem vindo de volta ao Blog Hupe e Feliz 2O14.

Curta minha página no Facebook: facebook.com/alexcoimbra.br
Curta a página do Blog Hupe: facebook.com/BlogHupe

Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.