Header Ads

Estação Cultural de Santa Bárbara D’Oeste recebe 2ª Edição da SBO Games, em agosto

Feira de jogos digitais terá exposições de desenvolvedores independentes, além de palestras com especialistas e show com músicas temas de games

estacao_cultural2

A Fundação Romi recebe, em agosto, a 2ª edição da SBO Games, uma feira de jogos digitais que apresenta ao público conceitos teóricos e práticos sobre a produção de games e suas aplicações. O evento, que acontecerá durante os dias 23 e 24 de agosto, na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste (SP), pretende mostrar, através de oficinas, estandes e palestras de especialistas, que este mercado não produz apenas entretenimento, mas também é um importante meio na transmissão de mensagens e desenvolvimento de carreiras e empresas.

Neste ano, a feira é fruto da parceria entre Fundação Romi, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santa Barbara D’Oeste, IGDA Campinas, Actio Sistemas, Sýndreams Economia Criativa e Booplr Design Studio.

Três especialistas já confirmaram presença: a mentora da empresa Sýndreams Aceleradora de Empreendimentos Criativos, Sandra Elisabeth, que abordará o tema “Aplicando Lean Startup no Desenvolvimento de Games”; o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Gil Giardelli, que irá discutir a importância dos conteúdos interativos na era do compartilhamento de informações com o tema “Você é o que você compartilha”. Já o desenhista, artista plástico e estudante de artes visuais na UNICAMP, Rafael Ghiraldeli, irá ensinar técnicas de colorização nas ilustrações do Photoshop.

Segundo Alan Ricardo Gomes, desenvolvedor de games no Laboratório de Tecnologia Educacional da UNICAMP e um dos organizadores do evento, as atrações irão sanar dúvidas sobre o universo dos jogos. “É uma área em plena expansão, porém ainda nebulosa. Portanto, os temas das palestras buscarão ajudar o desenvolvedor no aprimoramento das técnicas, melhoria de conteúdo e também na realização de um plano de negócio, que possibilita ao criador de games uma vida estável com a profissão”, explica.

A superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot, aponta os games como importantes instrumentos na evolução do ser humano atualmente.  “O jogo pode ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual. A inserção da tecnologia no contexto educativo, por exemplo, se faz cada vez mais importante. Hoje, é por meio da internet que os jovens expressam seus sentimentos, reforçam ligações com seus pares e, principalmente, aprendem e absorvem informações”, ressalta.

Márcia ainda relembra novas aplicações de jogos virtuais em grandes empresas. “A tecnologia desenvolvida para os games tem sido cada vez mais explorada em pesquisas médicas das mais variadas áreas. Diversas empresas, como Cisco, NASA, IBM e universidades tem apostado cada vez mais fichas nas simulações interativas e nas formas de realidade virtual para o treinamento pessoal”, explica.

Além das palestras, a 2ª edição da SBO Games terá apresentações de desenvolvedores de jogos independentes. Com a montagem de diversos estandes, os criadores poderão mostrar seus projetos e interagir com o público As inscrições para quem deseja participar do SBO Games como desenvolvedor começam no dia 22 de junho.

A feira também terá uma atração para quem, além de interessado em games, também é apreciador de uma boa música. Um show do rockeiro Giovani Mendes vai relembrar hits que fizeram sucesso ao serem temas de jogos consagrados, como Top Gear Theme, Super Mario Theme e Wanderer on the Offensive, do jogo Shadow of The Colossus.

Com público estimado em 500 pessoas nos dois dias de evento, a Estação Cultural foi sede da primeira edição da SBO Games, em 2013, com palestras de profissionais do segmento e exibições de desenvolvedores em áreas variadas, como saúde, educação, meio ambiente e marketing.

A Estação Cultural fica na Av. Tiradentes, 2, no Centro de Santa Bárbara. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3455-4830.

 

Com informações da TANTAS Comunicação

Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.