Header Ads

Sessão HUPEpoca! Filme: Mar Adentro


Olá, querido leitor!

Finalmente as férias prolongadas acabaram!
E com o nosso retorno à ativa, volta também a Sessão Hupepoca, aquela velha conhecida, que apresenta sempre um dica de filme interessante, para que você saia da mesmice da TV.
E na primeira sessão de 2013, você conhecerá um filme belo e polêmico, chamado Mar Adentro. 

mar adentro

Baseado em um caso real, o filme conta a história de Ramón Sampedro, um ex-mecânico de barcos, que, ao mergulhar em uma baía rasa, bate a cabeça, ficando paraplégico.  Após permanecer preso à cama por 26 anos devido as suas condições físicas, Rámon decide começar a lutar na justiça pelo direito de se livrar da prisão em que vive, através da eutanásia.
Através de sua história, Ramón se envolve com duas mulheres: Julia, uma advogada disposta a ajudá-lo em sua luta e Rosa, uma vizinha que tenta lhe convencer sobre o valor de sua vida. Totalmente imersas na vida de Ramón, as duas mulheres acabam se encantando por ele e sendo forçadas a reavaliar os seus próprios princípios.
Por ser, obviamente um tema muito controverso, Ramón acaba dividindo opiniões e causa alvoroço entre seus familiares, a igreja e a sociedade de um modo geral, que se opõe à decisão do protagonista. Somos tragados pela sua história e pelo seu sorriso cativante e através do texto praticamente unilateral à favor do desejo de Ramón, torcemos pelo melhor final possível.

maradentro2

Na pele de Ramón, encontramos um Javier Bardem (de Vicky Cristina Barcelona e 007 – Operação Skyfall) perfeito. Passando praticamente 90% do filme imóvel, podemos contemplar uma atuação belíssima de Bardem, usando apenas sua expressão facial.  É lindo ver como Bardem consegue, apenar com a expressão do seu rosto, demonstrar ainda e presença do jovem livre que fora um dia, que amou a natureza e que viajou o mundo, ao mesmo tempo em que revela a tristeza do homem que perdeu a liberdade que tanto amava.
Dirigido por Alejandro Amenábar, o filme apresenta ótimas atuações e um texto denso com pitadas de humor negro, que ganham vida através de personagens cheios de camadas e muito bem desenvolvidos.  Foi indicado ao prêmio de Melhor Maquiagem e de Melhor Filme Estrangeiro em 2005, saindo vencedor nesta última categoria tanto no Oscar quanto no Globo de Ouro.
Abaixo segue o trailer oficial do filme:

mar_adentro
Ficha Técnica
Diretor: Alejandro Amenábar
Elenco: Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas, Mabel Rivera, Celso Bugallo, Produção: Fernando Bovaira, Alejandro Amenábar
Roteiro: Alejandro Amenábar, Mateo Gil
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Trilha Sonora: Alejandro Amenábar
Duração: 125 min.
Ano: 2004
País: Espanha/ França/ Itália
Gênero: Drama
Se você gosta de filmes cheios de sensibilidade e que te fazem refletir, Mar Adentro é um prato cheio e merece estar na sua lista!

Espero que você assista e goste tanto quanto eu gostei!

Saudações Hupe!
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.