Cosmópolis realizará torneio de futebol de amputados


A Prefeitura de Cosmópolis vai realizar em abril seu "I Torneio Superação de Futebol de Amputados". O objetivo é dar visibilidade ao exemplo destes jogadores de futebol. A organização é da Secretaria Municipal dos Esportes e do atleta cosmopolense Maurício Mendes de Souza Júnior, que além de jogador de futebol e militante do esporte, é auxiliar administrativo e trabalha numa empresa de Campinas. Ele treina aos sábados numa unidade do Sesi em Mogi das Cruzes onde atua num time só com jogadores amputados. Até abril, informou o secretário de Esportes, Nilton de Souza Silveira, todos os moradores de Cosmópolis que são portadores de deficiência física podem procurar a Secretaria para se inserir nos projetos desenvolvidos com a Secretaria de Promoção Social e Ação Comunitária.

Com a realização do torneio, ele espera dar visibilidade ao esporte e, principalmente, que as pessoas podem se superar apesar de características físicas que poderiam ser obstáculos à prática do esporte. Para ele, o que motiva sua mobilização e militância para que o futebol para amputados seja mais disseminado e apoiado é, em primeiro lugar, o "amor pelo futebol" e consequentemente a possibilidade de inclusão, quebra do isolamento e convivência social. Ele diz que a falta de membros, dos movimentos, e das limitações impostas pela vida, não são suficientes para diminuir esses atletas que vivem rotina diária de buscar novos desafios e conquistas, alimentando dentro de si a força e energia para motivar e gerar um simples movimento, pelo menos aos olhos de quem fisicamente é perfeito. Júnior treina aos sábados numa unida de Sesi (Serviço Social da Indústria) em Mogi das Cruzes, onde atua num time só com jogadores amputados.

Em Cosmópolis o Torneio será disputado nos dias seis e sete de abril, no campo do Vila Nova.

Pelo menos quatro equipes devem participar, incluindo o time "Smel Mogi Só Vida", que leva de uma forma diferente momentos de reflexão, paixão pelo futebol e principalmente exemplos dos atletas que se reconhecem como "fanáticos da vida". O evento, informa Júnior, conta com apoio da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos (contato@abddf.org.br ou abda.rj@hotmail.com , site www.abddf.org.br ).

A Secretaria Municipal dos Esportes de Cosmópolis fica junto ao Ginásio Municipal de Esportes Antonio Damiano, à Rua Campinas, 2017 -Bela Vista-  Cosmópolis SP CEP 13.150-000, telefones (19) 3872 - 1497.

(*Fonte: Este texto foi retirado na integra da divulgação da Secretaria de Cultura
 e encontra-se disponível no site: http://www.cosmopolis.sp.gov.br)

Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.