Sessão HUPEpoca! Filme: Apenas Uma Vez

Olá, leitor!

Hoje é dia de mais uma Sessão Hupepoca e você conhecerá um pouco sobre o filme Apenas Uma Vez (Once).



O enredo do longa Apenas Uma Vez poderia se passar facilmente como um "apenas-mais-um-filme-hollywoodiano": o rapaz solitário encontra a garota solitária e desse encontro surge uma história de amor.

Mas não. Vindo do mundo dos filmes independentes, filmado em apenas 17 dias com um orçamento de apenas 150 mil dólares, Apenas Mais Uma Vez traz uma história de amor simples, mas recheada de sutilezas marcantes e com o melhor tempero do mundo, a música.


Ambientado em Dublin, na Irlanda, o filme mostra a história de um músico escocês que tenta ganhar a vida tocando suas composições nas esquinas da cidade e que, numa obra do acaso, conhece uma vendedora de flores tcheca, que também revela-se uma pianista apaixonada.
Assim, diante dos olhos do telespectador, a amizade entre os dois personagens cresce, tendo a música e a necessidade de serem ouvidos como o grande elo que os une. Tanto que em muitos momentos, nada mais importa além da música. Nem a tensão romântica que cresce cada vez mais entre o Rapaz e a Moça.

Compostas por Glen Hansard e Markéta Irglova (que interpretam o Rapaz e a Moça), as melodias compostas especialmente para o filme são um personagem à parte, dando o tom e embalando esse belíssimo encontro de almas com maestria.
Embora esteja inserido na rota alternativa da música, Glen Hansard se tornou conhecido por seu trabalho com a banda irlandesa The Frames, que já tocou em várias partes do mundo junto com Damien Rice.

Certamente a trilha sonora excepcional  mereceu todos os prêmios que ganhou, incluindo o Oscar de Melhor Canção Original para a canção Falling Slowly.


Além da música, a simplicidade do filme se faz marcante. A câmera de mão usada pelo diretor John Carney dá o tom de realidade crua, ao passo que a própria Dublin se faz o palco perfeito para acomodar o coração partido do jovem músico e a doçura da florista. O triângulo amoroso entre Glen Hansard, Markéta Irglova e as canções tem uma química fenomenal.. A sutileza do romance encanta de tal forma, que não são necessários beijos ou cenas tórridas de amor. As cenas onde os personagens trocam suas experiências musicais num estúdio alugado por um final de semana são riquíssimas.

Como um filme em que os nomes dos personagens principais não importam, tudo em Apenas Uma Vez é simples, delicado, memorável e faz com que você se pergunte: "Quantas vezes você encontra a pessoa certa?".





Para você que ficou curioso, segue o trailer legendado do filme.


E se você quer se impressionar com a trilha sonora, segue o vídeo da música Falling Slowly, premiada com o Oscar de Melhor Canção Original.


Vale a pena conhecer também as outras músicas da trilha como Lies, When Your Mind Is Made Up, If You Want Me e Say It To Me Now, que você confere no vídeo abaixo.



Ficha Técnica


Diretor: John Carney
Elenco: Alaistair Foley, Catherine Hansard, Glen Hansard, Kate Haugh, Senan Haugh, Darren Healy, Gerard Hendrick, Bill Hodnett, Markéta Irglová
Produção: Martina Niland
Roteiro: John Carney
Fotografia: Tim Fleming
Duração: 85 min.
Ano: 2006
País: Irlanda
Gênero: Romance
Classificação: 12 anos


Espero que você assista e goste tanto quanto eu gostei.


Até a próxima!
Saudações Hupe!

Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.