Cosmo Folia 2012: Veja o balanço final da festa

COSMOFOLIA 2012
O carnaval popular realizado pela prefeitura de Cosmópolis pelo segundo ano consecutivo foi um sucesso.
Entre integrantes de blocos, espectadores, muitos adultos, crianças e integrantes da terceira idade, cerca de doze mil foliões participaram dos bailes populares e das matinês.
A folia começou no sábado à noite com a apresentação da banda DSCN4569municipal executando marchinhas de carnaval. A turma do grupo de terceira idade Laços de Amizade puxou a fila com seus filhos, netos e bisnetos, em seguida passaram os blocos Me usa, Cimento com areia, Fica aí comendo puro, Goronaltas, Perdidão IV, Bartira, Liga da cachaça e Vuco vuco. Os mesmos blocos voltaram a desfilar na segunda-feira à noite.
A grande atraDSCN4640ção da noite foi o show do mais tradicional grupo de samba do país: Os originais do samba. Durante mais de 1h30 os músicos apresentaram um repertório que foi do samba tradicional passando pelos hinos de times de futebol até o mais famoso hit “Ai se eu te pego!”. O grupo formado nos anos 60 já excursionou pela Europa e Estados Unidos e foi o primeiro grupo de samba a se apresentar no Olympia de Paris. No Brasil ganhou diversos discos de ouro e apresentou-se várias vezes no pomposo Copacabana Palace.
Em Cosmópolis o grupo colocou todo mundo para sambar e encheu a avenida de alegria.
Para finalizar a noite o grupo 100% sem limites composto por 16 integrantes animou o baile popular madrugada à dentro.
No domingo, assim como na terça-feira a festa teve início à tarde quando muitos pais levaram seus pequenos para brincar na matinê que aconteceu no centro cultural. Quem animou as tardes foi o grupo RC Musical Show. Nas noites de domingo, segunda e terça-feira a banda 100% sem limites apresentou-se novamente com seu repertório de axé, samba e algumas músicas próprias. O grupo distribuiu muitos cd´s para o público que não se deixou abater nem mesmo com a chuva que caiu na terça-feira, quando muita gente saiu de casa e foi até a avenida Centenário Doutor Paulo de Almeida Nogueira para se despedir dos dias de Momo.
O sucesso da festa foi possível principalmente pela animação e adesão do público que apóia a iniciativa da administração municipal de resgatar o carnaval popular na cidade. O prefeitDSCN4646o Dr. Antonio Fernandes Neto, em entrevista concedida durante os dias de folia disse que “é bastante gratificante realizar este tipo de evento em Cosmópolis, pois existe sempre uma reação positiva da população. Aqui é uma cidade pequena e dificilmente grandes shows chegam até nós. Aproveitamos estas oportunidades como aniversário da cidade e carnaval para trazer um bom espetáculo para a população. Outro fato que nos deixa muito à vontade para realizar a festa é que pelo segundo ano não aconteceu nenhuma ocorrência policial. É realmente uma festa para a família, sem tumulto, sem brigas e sem violência.”
Muitas secretarias municipais se empenharam para realizar o CosmoFolia 2012, desde a secretaria de serviços públicos, secretaria de governo e comunicação, secretaria de segurança pública e trânsito até a secretaria de cultura. A secretaria de saúde por sua vez participou com a unidade de atendimento permanentemente no local, desfilou com um bloco sobre conscientização e distribuiu milhares de preservativos durante os quatro dias de carnaval.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Cosmópolis
Fotos: Assessoria de Imprensa
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.