Header Ads

Sessão HUPEpoca! Filme: Mary & Max - Uma Amizade Diferente

Olá, querido leitor do Hupe!

Está começando a primeira Sessão Hupepoca de 2012! Espero que todas as semanas ao longo desse ano, eu possa trazer algo novo e interessante para você!

E como é bom começar com surpresas! Surpresa? Sim!
Nessa semana, um querido amigo me indicou o filme Mary & Max - Uma Amizade Diferente.
Ele me disse apenas que era um longa metragem de animação feito em stop-motion (como a comédia Fuga das Galinhas) e que eu ficaria absolutamente surpreendida.

E, de fato, fiquei.

De "Fuga das Galinhas", Mary & Max tem somente os personagens feitos de "massinha" mesmo. De resto, o filme é incontestavelmente encantador (não que o primeiro não o seja), tocante e real.



A história, escrita e dirigida por Adam Eliot, mostra o relacionamento de Mary, uma menina gordinha e solitária de 8 anos, que não tem amigos e que resolve mandar uma carta a um desconhecido nova-iorquino chamado Max. Ele, com 44 anos, portador de Síndrome de Asperger e que tem como companhia apenas um amigo imaginário, recebe pasmo a sua primeira carta de um remetente desconhecido que, além de contar sobre sua vida, o questiona: "você sabe de onde vem os bebês?".


E é assim que surge a amizade na vida de duas pessoas tão diferentes e com dilemas parecidos.
Ela - com seus questionamentos de criança, uma família desestruturada, além de uma solidão tão incomum para a época de infância - e ele - com as suas dificuldades de entender o mundo "tão caótico e complicado" e a baixa auto-estima- , acabam por compartilhar em cada carta seus problemas, medos e as incertezas que a vida traz.

É praticamente um deleite ver a vida dos dois se entrelaçarem através das cartas, das fotos e dos doces (gosto compartilhado por ambos, que acompanham cada envelope) ao longo de 20 anos. Ela cresce e ele se torna um homem melhor.


O filme tem 1h e meia apenas, mas consegue tocar em assuntos importantes como a solidão, o abandono, a necessidade de auto-aceitação, sem falar, é claro, no poder absoluto que as amizades possuem sobre nossas vidas. O filme tem um humor sutil e negro ao mesmo tempo, que é construído através de diálogos simples, mas bem formulados. Parece que tudo em Mary & Max foi pensado para que o telespectador se envolvesse ao máximo. Todos os detalhes, as cores, a música, tudo transporta o telespectador a compartilhar com eles os dissabores e a beleza da vida e da amizade.



Quando o filme acabou, eu (chorando, é claro!) agradeci por cada bom amigo que eu tenho e por toda a diferença que eles fazem na minha vida. E tenho certeza que você também fará o mesmo!

Abaixo está o trailer:


E se mesmo assim você ainda não ficou tentado a ver o filme, veja a cena abaixo, que foi uma das cenas mais bonitas de todo o longa, por conta da mensagem que passa.




Ficha Técnica


Título Original: Mary and Max
Gênero:Animação / Drama
Duração:1h 20m
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio: Melodrama Pictures
Distribuidora: PlayArte
Direção: Adam Elliott
Roteiro: Adam Elliott
Produção: Melanie Coombs
Música: Dale Cornelius
Fotografia: Gerald Thompson
Direção de Arte: Craig Fison
Edição: Bill Murphy




Espero que vocês tenham gostado!

Até a próxima!

Saudações Hupe!
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.