Em 2012... Quero Mais dinheiro!


Conheça nossas dicas para conseguir organizar sua vida financeira!

Seguindo a ideia do meu primeiro post do ano Ano Novo, Vida Velha? , resolvi escrever sobre um assunto que deve estar nos planos de muita gente em 2012: economizar dinheiro!

Você deve estar pensando: nossa que tema chato!
E é justamente por achar o tema chato ou difícil, que muita gente ignora o controle das contas e acaba vivendo com dívidas ou com o orçamento apertado. E aqui entra outra palavrinha chave: conhecimento. Quando a gente desconhece um assunto, fica muito mais fácil cair em algumas armadilhas.

O segredo pra começar a organizar sua vida financeira é simples e essencial em todas as mudanças que fazemos em nossa vida: planejamento:


1. Anote todos os seus gastos;
2.Veja quanto sobra ou falta do salário do mês;
3. Veja quais gastos são essenciais; 
4. E onde estão os gastos desnecessários. 


Defina sua situação atual; onde quer chegar (por exemplo: economizar para uma viagem) e veja como você pode alcançar seu plano.

Parece simples, né?  Na teoria até pode ser, mas na prática fica complicado...

--
Eu não sou nenhuma expert no assunto e sendo sincera eu nunca me interessei muito pela temática.
Foi a minha amiga Gisele Ávila, que me mostrou que o tema não é tão chato assim...
Certa vez, ela me emprestou o livro: "Casais Inteligentes Enriquecem juntos". O texto apresenta estratégias para que o casal forme uma parceria ao longo da vida na administração das finanças de uma família, não só no aspecto de controle das contas, mas também da possibilidade da criação de uma "riqueza". Apesar do direcionamento do texto para um casal, o texto - com linguagem leve e didática, traz dicas que podem ser aplicadas no nosso dia a dia. Eu adorei o livro e depois da leitura passei a dar mais atenção pro tema.

E da mesma forma que a minha amiga me deu uma excelente dica eu quis trazer dicas para o Blog!
Se você não faz a menor ideia de como começar a lidar com o tema ferramentas não faltam:

O autor do livro deste livro, Gustavo Cerbasi, tem um site: o Mais Dinheiro com diversas ferramentas pra quem quer aprender sobre o assunto. Tem dicas sobre cartão de crédito, orçamento, planejamento; simuladores on line, entre outros.

Outro site muito bacana é o Como investir, o site foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais, a ANBIMA, em uma iniciativa para contribuir e formar investidores no Brasil.

Ok, nos ainda estamos na 1ª etapa: controle de orçamento. Mas este é base para que se possa investir e o site traz um guia de finanças pessoais muito bacana e didático. O tópico dedicado para "finanças pessoais" dá uma ajudinha pra quem quer montar um orçamento, controlar as dívidas,  planejar-se para alcançar um sonho. Além disso, o site também traz ferramentas como uma calculadora para controle de gastos mensais.


Ah, o livro "Casais inteligentes enriquecem juntos" possui versões na internet disponível para download. No site do 4 Shared é possível baixa-lo gratuitamente: baixe aqui.







Bem, as algumas dicas foram dadas agora, é com vocês! 
Espero que vocês se interessem pelo assunto! 
E conforme eu for apreendendo vou contado pra vocês....


Boa sorte!


Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.