Foo Figthers: Conheça a biografia da principal atração do Lollapalooza

Para a pauta de música desta semana convidamos nosso leitor Pedro Grzyb. Fã dos Foo Fighetrs, uma das atrações mais esperadas do Festival Lollapalooza, nosso leitor decidiu contar um pouco sobre a biografia da banda, assim você já vai se preparando pro festival (que iniciou as vendas dos ingressos na madrugada deste domingo, 4 de dezembro). Boa leitura!
 --


Para quem não gosta, nunca ouviu ou não é deste planeta, não perca seu tempo e comece a se preparar desde já para o show do FF (Foo Fighters) no Lollapalooza. O álbum mais recente deles o Wasting Light (sétimo album da banda), lançado em 12 de abril de 2011, traz músicas que não fogem do padrão de qualidade como é o de costume da banda norte-americana, com guitarras pesadas, pois a banda possui três guitarristas e a bateria também marcante pelo baterista Taylor Hawkins.

A banda atualmente é composta por 5 integrantes: Dave Grohl (guitarra e vocal), Taylor Hawkins (baterista e vocal de apoio), Chris Shiflett (guitarra e vocal de apoio), Nate Mendel (baixo) e Pat Smear (guitarra). 

Porém, a banda sofreu várias alterações até chegar na formação atual. Da formação atual quem ainda continua na banda é apenas o fundador da banda Dave Grohl, Nate Mendel, e Pat Smear. Este último já tocava com Dave na famosa banda grunge dos anos 90 Nirvana como um membro não oficial. Somando-se à eles o William Goldsmith, que fazia parte de uma banda junto com o baixista Nate Mendel, chamada Sunny Day Real State, que estava acabando na mesma época que Dave procurava músicos para formar o FF, estava escalada a primeira formação.

Após esta formação a banda passou por altos e baixos na carreira, o antigo baterista William Goldsmith saiu da banda e entrou o atual baterista Taylor Hawkins. Logo após a entrada de Taylor, Pat Smear também saiu da banda por motivos pessoais. Dave chamou para seu lugar um antigo amigo de adolescencia Franz Sthal que tocava junto com Dave em uma banda chamada Scream, antes de Dave se transferir para o Nirvana. Entretanto apesar de Dave e Franz serem muito amigos, os outros integrantes da banda falaram para Dave que nao estavam contentes com a presença de Franz, e que ele nao estava se encaixando com o estilo e o mesmo logo saiu.

Chegou em um momento em que nenhum integrante da banda conhecia mais ninguem para ocupar essa posição e então o FF abriu audições para guitarristas. Após muitas audições eles conseguiram encontrar Chris Shiflett, que por coincidência uma vez tinha abrido um show para a antiga banda de Dave (Scream). Ele entrou para a banda e esta até os dias atuais. Pat Smear pediu para voltar para a banda depois da entrada de Chris e Dave resolveu ficar com 3 guitarras na banda.

Ufa, depois de tantas mudanças na banda, finalmente o FF achou seu ponto de equilibrio e sossegou com os integrantes. Se você ficou confuso, esse gráfico ajuda a entender um pouco das mudanças que ocorreram até a formação atual:

* Fonte Wikipédia
Espero que tenham gostado desta pequena biografia da banda. Caso você queira saber mais curiosidades sobre os Foo Fightrers, procure na internet um documentário chamado Foo Fighters (Back and Forth) que conta absolutamente tudo sobre eles, desde como que funciona o processo de composição das músicas até o dia a dia dos integrantes. O trailer do documentário você pode ver aqui.
-- 
Aproveite o post para curtir a música Walk, do último CD:



Por Pedro Grzyb
matéria do leitor

Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.