Palestra: Memória Saudável no Envelhecimento


MEMÓRIA SAUDÁVEL NO ENVELHECIMENTO

UMA QUESTÃO DE PREVENÇÃO.

Com LUCIANA A. GUMIERO ( psicóloga junguiana).

Este programa foi  criado em 2008 pela psicóloga Luciana Alexandre Gumiero e  o Teatrólogo Benê Silva, após terem percebido as expressivas queixas das pessoas que vivem na fase da Terceira Idade com relação as questões de esquecimentos e falhas da memória. 

Após algumas pesquisas no assunto, estes profissionais promoveram uma palestra sobre o tema “A Saúde da Memória no Envelhecimento”. Em seguida as pessoas da Meia Idade, Idosos e familiares de idosos, começaram procurar estes profissionais para orientações trazendo suas preocupações.

Dada à expressiva demanda, a Psicóloga Luciana Alexandre Gumiero e o Teatrólogo Benê Silva resolveram criar um Programa para atender as necessidades desta população.  Usando os conhecimentos da Psicologia e das Artes Cênicas, desenvolveram algumas propostas, como:

PALESTRA: - Envelhecer com autonomia e consciência de seus desejos, necessidades, vontades e lembranças de tudo que ocorre no cotidiano é a grande preocupação da Atualidade. De maneira simples, leve, dinâmica e fazendo uso da Riqueza da Arte Cênica somada aos Conhecimentos do humano oferecido pela psicologia, os profissionais informam e orientam quais caminhos para Manter uma Memória Saudável no Envelhecimento. 

Além de palestras, conheça outros trabalhos desenvolvidos pelo programa:

OFICINA DE VIVÊNCIA DA MEMÓRIA “Academia do Cérebro”-São encontros semanais, em grupo de até 30 participantes, dividido em módulos com duração de  04 meses cada, onde se propõem:

1º) Jogos e exercícios lúdicos proporcionados pelas Técnicas de Teatro e Conhecimentos da Psicologia que beneficiam tanto a área cognitiva como a emocional dos participantes, pois melhoram a comunicação, a habilidade de memorização de tarefas diárias e novos conhecimentos, eleva o nivel de auto confiança e melhora significativamente o Estado de Animo.

2º) Ressignificação da história de vida,  uma oportunidade gerada através das rodadas de conversas entre os participantes, orientada e mediada pela  psicóloga; 

3º) Informações e Conhecimentos trazidos por Profissionais de Diversas Especialidades visando uma melhor qualidade de vida no envelhecimento.  

WORKSHOP-São Encontros de um dia ou dois, onde propõe diversas atividades utilizando as Técnicas de Artes Cênicas, Dança, Musica e Psicologia, objetivando a conscientização dos idosos que para manter  a saúde da memória é necessário adotar alguns hábitos diários.

JOGOS -Serão lançados  em breve alguns jogos que foram eficazes nas atividades desenvolvidas pelo Programa.  Serão jogos simples, de fácil manuseio, que servirão como atividade lúdica e de estimulação cognitiva;

O evento acontece esta quarta-feira, dia 15 de maio, às 20h, na Secretaria de Cultura. A entrada é franca!

Informações: 
Fones (19) 3872-4223 / 3812-3101
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.