Header Ads

#hupetour: Museu do Futebol


Na quinta-feira, 21 de fevereiro, tive o privilégio de conhecer o Museu do Futebol, na cidade de São Paulo.

Este é um passeio recomendado para todos, independente da idade ou sexo. Pois, mesmo as meninas (que muitas vezes não gostam de futebol, como eu) vão se surpreender com a estrutura do local e com a história de um esporte tão importante para o país.

Como o próprio site coloca:

“Mais do que sobre esporte, o Museu do Futebol é, antes de tudo, um museu sobre a história do povo brasileiro. Um museu cercado pelos mistérios da euforia que todos temos pela bola, pelo drible, pelo chute e pelo gol. Um mistério que opera sobre eruditos e simples, que unifica e separa como as grandes paixões coletivas, onde as alegrias são sempre maiores que as tristezas.”


No primeiro pavimento há uma homenagem aos principais jogadores do país. Na sequência é possível escolher os melhores gols e ouvi-los por diferentes narradores e ouvir também as narrações por radio decorrer dos anos de 1934 a 2006.

Na passagem do primeiro para o segundo pavimento temos a “Sala da Exaltação”. E esta sala foi para mim, a mais marcante de todas. Em meio as estruturas rústicas de sustentação de todo o estádio do Pacaembu, o visitante se sente dentro de uma torcida. São mais de 30 gritos, cantos de incentivo e imagens de cenas emocionantes das torcidas do futebol brasileiro.

No segundo pavimento temos uma sala com 430 fotografias da história do futebol.  É arrepiante entrar nesta sala. 

Foto:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/

Outro ambiente, neste mesmo piso, que nos emociona é o “Rito de Passagem”, que mostra a derrota do Brasil em 1950 e o silêncio do povo brasileiro neste dia.

A sala das “Copas”, contam em  8 totens, 16 vídeos e mais de 350 fotos de fatos marcantes do Brasil em cada uma das décadas, e claro, a história destes belíssimos jogos.

Foto:
colunas.radioglobo.globoradio.globo.com
A sala de números e curiosidades dispensa comentários. Mate todas as suas curiosidades por lá. Você sabia que dos primórdios do futebol a bola era feita com estômago de boi? O que o menor jogador de futebol tinha apenas 1,54m de altura?

No site do Museu do Futebol, você encontra um mapa como todo o percurso da exposição, que inclui  uma parada para a belíssima vista do estádio.

Foto: Acervo pessoal
O Museu também conta com um espaço para exposições temporárias. A exposição atual:  "Será que foi, seu juiz?", que fica em exibição até o dia 7 de abril, é uma reflexão sobre o papel do juiz, um dos personagens mais xingados no mundo futebolístico e protagonista das maiores polêmicas.

O objetivo da exposição é mostrar como o papel do árbitro e de auxiliar é desafiador e propenso ao erro. Com ajuda da ciência (e da ilusão ótica) a exposição nos mostra que estamos predispostos a errar sobre um lance, dependendo do ponto de vista, e que muitas vezes xingamos o pobre do juiz sem motivo.

O Museu do Futebol fica localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo e pode ser visitado de terça a domingo das 9 às 17 horas.

O ingresso custa R$6,00 e estudantes com carteirinhas, aposentados e maiores de 60 anos pagam a metade do preço. Mas, às quinta-feira a entrada é gratuita para todos.

A gratuidade é assegurada para:

• Crianças até 7 anos (mediante a apresentação de documento de identidade);
• Professores da Rede Pública (Municipal, Estadual ou Federal) com apresentação de holerite;
• Pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida para 1 acompanhante).

Acesse o site do Museu e conheça as formas de acesso: http://www.museudofutebol.org.br/planeje-sua-visita/como-chegar/.

Em sua próxima visita a cidade de São Paulo, não deixe de visitar o Museu do Futebol.

Saudações, Hupe!


*O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo por meio das Secretarias de Esporte e Turismo, com concepção e realizaão da Fundação Roberto Marinho. O Museu do Futebol integra a rede estadual dos Museus de São Paulo.

*As informações de postagem foram retirados do site oficial do Museu: http://www.museudofutebol.org.br 

Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.