Um Cordel de Natal...

Navegando pela Internet (vendo fofurinhas natalinas), achei um vídeo muito bonitinho que conta de uma maneira bem brasileira a história do Natal.

Com rimas, sotaque de interior nordestino e ilustrações fofíssimas, a Igreja Batista Central de Fortaleza fez um cordel* natalino, que ilustra a verdadeira história de Natal. Independente da sua religião, vale a pena assistir o vídeo para prestigiar este trabalho criativo:


Que o verdadeiro clima de Natal possa estar presente nos lares de todos vocês, nossos leitores.
--

O que é um Cordel?


Cordel (conhecida no Brasil também como folheto) é um gênero literário popular escrito em forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. O nome tem origem na forma como os folhetos eram expostos em venda, pendurados em cordas, tendo seu surgimento no século XVI no renascimento. Os cordelistas recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. No Brasil, a literatura do Cordel é encontrada em peso no Nordeste, mas hoje, também já existem cordéis no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. 


Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.