Você sabe o que faz um vereador?




Antes de escolher um candidato é preciso saber o que ele faz assim você estará preparado para fazer uma escolha consciente.
Muitos candidatos a vereadores prometem demais e muitas vezes suas promessas avançam sobre o papel do Prefeito. Se um vereador prometer asfaltar ruas e construir postos de saúde, fique esperto e não caia no conto dele.  O vereador tem como função: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. Legislar significa analisar e votar (aprovando ou rejeitando) projetos de Lei. Estes projetos de lei podem ser apresentados pelos próprios parlamentares, pela sociedade civil e também pela Prefeitura.

O vereador, também tem que atuar fora do conforto de seu gabinete. Visitando as comunidades e interagindo com a população e assim debater  temas pertinentes para a melhoria da cidade.
Veja neste quadro um resumo de todas as atividades de um vereador:


Em síntese o vereador tem que ser um intermediador entre a comunidade e o prefeito. Ele não tem poder pra ser um faz tudo e fazer grandes obras!

Muitos não acham importante, mas o papel do vereador é  fundamental para o desenvolvimento da cidade, afinal ele é seu representante! Votar em candidatos bizarros como forma de protesto não resolvem o problema.
Vote consciente!

Não vote em um vereador-amigo, em um vereador “engraçado”, um vereador que te deu um tapinha nas costas ou que te ajudou em algum momento...Vote em alguém que tenha potencial para representa-lo. Essa história de "voto de protesto" em candidatos bizarros nada mais é do que uma forma de eleger candidatos corruptos. Vou compartilhar com vocês uma imagem que circulou estes dias na Internet e ilustra muito bem isto:

Escolha bem seu candidato e lembre-se que o seu papel de cidadão deve continuar após as eleições cobrando do seu candidato uma postura digna do seu cargo! 
Fique de olho no que ele faz!  
Em Cosmópolis, as sessões da Câmara Municipal (exceto as extraordinárias) são realizadas todas as segundas-feiras, a partir das 19h30 e elas são abertas ao público.

;) Não deixe de acompanhar o Hupe...
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.