Cosmópolis irá comemorar o Dia do Folclore com Grande Espetáculo


Conforme já divulgamos na Agenda Cultural do Mês de Agosto na próxima, quarta-feira, dia 22, acontece as 20 horas um grande espetáculo musical, a "FESTA DO FOLCLORE", no Auditório 15 de Outubro (Paulo Freire).

A apresentação será realizada com a participação do Grupo de Teatro “Sai da Coxia”, músicos e cantores da Escola Giga, e ainda terá uma participação da Banda Municipal de Cosmópolis, sob a regência do maestro Dailton Lopes. O espetáculo mistura as tradições folclóricas do país, como o "Negrinho do Pastoreio", a "Festa do Divino", o "Curupira" entre outros. Tudo isto coordenado pelo Grupo de Teatro Uriellos.

E sabe o que é melhor? O espetáculo é gratuito.




Dia do Folclore

Você sabia que no dia 22/08, a data do espetáculo é comemorado o Dia do Folclore?

A data foi oficializada em 1965 pelo Congresso Nacional Brasileiro como uma forma de valorizar as histórias, os personagens da nossa cultura, influenciando a sua preservação e valorização no mundo cultural brasileiro.

“Conhecimento Popular” esta seria a definição da palavra folclore. A palavra, de origem inglesa, possui dois termos, o termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa conhecimento. O Folclore em sua definição é um conjunto de todas as lendas, crenças, tradições de um país e ele pode ser percebido na religiosidade, no artesanato, na alimentação, na maneira de pensar e sentir de um povo.

O Folclore Brasileiro é um dos mais rico e diversificados, pois temos uma mistura cultural intensa: índios, brancos e negros. No Brasil, a data é comemorada em escolas e centros culturais que realizam atividades, assim como esta realizada pela Prefeitura, para transmitir a todos a riqueza cultural do nosso folclore.


Conhecer o Folclore de um país é compreendê-lo, conhecendo a sua história. ;)
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.