Sessão HUPEpoca! Filme: Namorados Para Sempre (Blue Valentine)

Olá, querido leitor!
Hoje você conhecerá um filme que, por conta do seu título, enganou muita gente. Namorados Para Sempre foi lançado em 2010 e acabou levando vários casais apaixonados ao cinema, acreditando que tratava-se de um romance na sua forma mais usual. Porém, a tradução do título para o português não foi fiel ao título original, Blue Valantine (que de uma forma grosseira pode ser interpretado como “namoro triste”), fazendo com que ocorresse essa “confusão”.  O fato é que, melhor que um “romance romântico”, Blue Valentine retrata um relacionamento extremamente real e próximo do fim.
blue-valentine-movie
A história é de Cindy (Michelle Willians) e Dean (Ryan Gosling), um casal jovem, casado há quase 6 anos, idade de sua linda filha Frankie. Cindy e Dean estão em um casamento já deteriorado pela incertezas e pelos sonhos não concretizados e o que vemos na tela é, em primeira instância, a luta para que o casamento não acabe e depois a constatação de não há mais o que ser feito.
Interessante é que ao mesmo tempo em que acompanhamos o fim da relação, somos apresentados ao começo dela. Nuna narrativa não-linear, vemos como o casal se conheceu e se apaixonou. O contraste entre o fim dolorido e o início apaixonado é mostrado de forma brilhante pelo diretor, Derek Cianfrance. Michelle Willians e Ryan Gosling retratam com maestria tanto a leveza da nova paixão, quanto o peso dos anos que passam. É com esse paralelo que o diretor revela que, o que antes foi motivo para a paixão, hoje torna-se o veneno para um amor tão frágil.
2010-BLUE-VALENTINE-007 27053
Uma curiosidade: para conseguir extrair emoções mais realistas dos seus personagens principais, o diretor gravou as cenas do encontro de Cindy e Dean primeiro, aproveitando o período de conhecimento e de início de amizade dos atores principais, Michelle e Ryan. Após essas gravações, os dois atores e a pequena Faith (que interpreta a filha Frankie), moraram juntos como se fossem uma família, durante 30 dias. Após esse período, as gravações para o que seria o fim do casamento começaram.
Blue Valentine é um filme simples, com poucos personagens, sem efeitos hollywoodianos, mas é visceral. Tem a profundidade da realidade crua e às vezes fatalista, conseguida através da belíssima fotografia, cheia de close-ups, quase que radiografando as emoções dos personagens.

É por tudo isso que o filme Namorados para Sempre (Blue Valentine) merece ser visto.
Abaixo segue o trailer do longa.

Ficha Ténica
260x365_6ed3e62eaf60783384dff7b9756ef7eb_asp_NAMORADOS_PARA_SEMPRE
Diretor: Derek Cianfrance
Produção: Lynette Howell, Alex Orlovsky, Jamie Patricof
Roteiro: Cami Delavigne, Joey Curtis, Derek Cianfrance
Fotografia: Andrij Parekh
Trilha Sonora: Grizzly Bear
Duração: 114 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos

Espero que você assista e goste tanto quanto eu gostei!

Até a próxima,
Saudações Hupe!
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.