Sessão HUPEpoca! Filme: Closer – Perto Demais


"O amor é um acidente esperando pra acontecer. O desejo é um estranho que você pensa conhecer. A intimidade é uma mentira que contamos a nós mesmos. A verdade é um jogo que jogamos para vencer. Se você acredita em amor à primeira vista, você nunca para de procurá-lo."
 closer banner

Olá, querido leitor!
É um fato que os maiores dilemas das nossas vidam residem nas relações e emoções humanas, mais precisamente no amor. E é nessa premissa que Closer – Perto Demais se baseia.
Esse drama de 2004, traz, numa espécie de quadrilátero amoroso, a história dos casais Alice (Natalie Portman) e Dan (Jude Law), Anna (Julia Roberts) e Larry (Clive Owen). Alice, inicialmente uma striper, que, após encontrar o amor em Dan, torna-se uma garçonete sem maiores pretenções. Ele, um aspirante a esritor, que mesmo apaixonado por Alice, interessa-se pela fotógrafa Anna, casada com Larry.
closer02
Numa busca desenfreada e incessante pela felicidade, os casais são desfeitos: Dan deixa Alice para realizar seu amor com Anna, que, por sua vez, deixa o “marido perfeito” em troca da aventura.  Porém, é como se tudo isso ainda não fosse suficiente para ser feliz. E é nessa maré de idas e vindas, traições e perdões, que a história se desenrola sob os nossos olhos.
Pode-se dizer que o roteiro do filme não possui nada de espetacular, mas faz com que ele brilhe justamente por conta da proximidade com a realidade. Os diálogos são desprovidos de pudor e abordam questões muito atuais e incômodas presentes em todo relacionamento. Qualquer um poderia se encontrar na situação de Anna, a mulher bem-resolvida que se interessa por outro homem que não o seu marido, ou Dan, o romântico e egoísta ou ainda, eventualmente, sentir o peso de trair ou ser traído.
closer (1) photo_07
Além das interpretações bastante realistas, com destaques para Clive Owen e Natalie Portman, a fotografia mostra uma Londres fria e cinza, tal qual a vida dos 4 personagens principais. Embalando toda essa trama de amores e desilusões, existe uma trilha sonora perfeita, que se faz presente ora de forma brutal, como na inesquecível cena inicial com The Blower’s Daughter, ora sutil, como na cena da cabine de strip, onde ouvimos um clássico do The Smiths que casa perfeitamente com o diálogo entre Owen e Portman. Até a música brasileira é prestigiada, tendo a música Samba da Bênção como destaque em uma das cenas.
O diretor Mike Nichols mostra nesse filme sólido e de uma beleza crua, um cenário de poucas verdades e muitas mentiras, de erros e acertos, perdas, desejos efêmeros e amor.  Vale a pena assistir!

Veja o trailer do filme.

A música principal do filme.

Ficha Técnica
Diretor: Mike Nichols
Elenco: Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman, Clive Owen, Steve Benham.
Produção: Cary Brokaw, John Calley, Robert Fox, Mike Nichols, Scott Rudin
Roteiro: Patrick Marber
Fotografia: Stephen Goldblatt
Trilha Sonora: Liam Howlett, Damien Rice
Duração: 98 min.
Ano: 2004
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Columbia Pictures
Estúdio: Avenue Pictures Productions
Espero que você assista e goste tanto quanto eu gostei.
Até a próxima!
Saudações Hupe.
Hupe Hupe Blog é uma idéia original de Mariana Sobreiro. Layout desenvolvido por Alex Coimbra. Tecnologia do Blogger.